Terapia Transpessoal Bioenergética Vivian Ignácio

Por que a Arteterapia  Transpessoal difere das demais abordagens psicológicas?

A Arteterapia Transpessoal difere das demais abordagens psicológicas tradicionais por integrar conceitos da Psicologia Transpessoal que inclui aspectos que transcendem o ser, ou seja, espirituais e de conexão com algo maior que o eu individual.

 A arteterapia transpessoal é utilizada como um instrumento terapêutico de autoanálise, que promove a possibilidade de o indivíduo acessar, elaborar e integrar suas reflexões e dimensões espirituais e conscienciais com base na expressão artística simbólica espontânea, sem preocupação estética, por meio de modalidades expressivas e diversificadas com recursos direcionados à expressão artística e terapêutica.

Pintura Intuitiva: umas das ferramentas da Arteterapia Transpessoal

ALGUNS EXEMPLOS DE MATERIAIS E ATIVIDADES UTILIZADOS NA ARTETERAPIA TRANSPESSOAL

  • Pintura Intuitiva: Deixar a intuição guiar o processo de pintura, permitindo que emoções, pensamentos e energias transpessoais se manifestem na obra.
  • Modelagem e trabalho com argila; elemento que enriquece a prática terapêutica, pois a argila é um material recheado de referências arcaicas e promove uma forte conexão e interação entre o indivíduo e suas memórias. A argila tranquiliza a mente e o espírito, motiva o corpo e adequa a respiração, traz presença e sensação de materialização.
  • Colagem; A colagem é um dos recursos expressivos mais utilizados em arteterapia por sua facilidade e simplicidade. Simples, não simplório. A colagem promove bem-estar ao paciente/cliente e permite ao arteterapeuta coleta de dados importantes para o processo arteterapêutico através da simbologia escolhida e reorganizada.
  • Desenho; O desenho é um recurso projetivo poderoso, pois por intermédio dele, existe a possibilidade de registrar imagens simbólicas inconscientes por meio das linhas, limites, da relação entre forma, cor e conteúdo, da proporção, do enquadramento entre outros elementos que são analisados através do desenho.
  • Mandala: Criar mandalas pode ajudar na integração de diferentes aspectos da personalidade e no desenvolvimento espiritual.
  • Visualização Criativa: Utilizar visualizações guiadas durante o processo artístico para acessar estados alterados de consciência e insights profundos;
  • Utilização de lã e tecidos: Criar tecelagens, tecidos, costuras ou colagens com lã e tecidos pode representar a conexão e a união de diferentes aspectos da vida do indivíduo.
  • Sementes e elementos naturais: A utilização de sementes, pedras, folhas e outros elementos naturais na arte pode simbolizar crescimento, transformação e conexão com a natureza.
  •  Dança e expressão corporal: Movimento corporal e dança são integrados à prática artística para explorar a expressão não verbal e liberar tensões emocionais.
  • Argila e massinha: Modelar em argila ou massinha permite uma expressão tridimensional das emoções e facilita a exploração de questões profundas e inconscientes.
  • Sons e música: Utilização da música de forma terapêutica com o objetivo de ampliar os resultados durante a utilização das atividades expressivas.
  • Criação de personagens, contos e simbologia: Contos, mitos e símbolos são frequentemente utilizados como fonte de inspiração e reflexão durante o processo criativo, possibilitando insights e conexões mais profundas.
  • Entre outras técnicas: mas utiliza fundamentalmente as artes plásticas e é esse o seu diferencial como disciplina. 

Essas são apenas alguns exemplos de técnicas arteterapêuticas utilizadas na abordagem transpessoal. Cada sessão de Arteterapia Transpessoal pode ser adaptada de acordo com as necessidades e interesses individuais de cada cliente.

A prática terapêutica da arteterapia transpessoal implica também na interação das funções REIS (razão, emoção, intuição e sensação). Nesse processo, busca-se a integração de conteúdos fragmentados, que implicam em memórias reprimidas no inconsciente, bem como de uma dimensão superior da consciência.

A arteterapia possui a finalidade de propiciar mudanças psíquicas, bem como a expansão da consciência, a reconciliação de conflitos emocionais, o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal. 

 A arteterapia tem também o objetivo de facilitar a resolução de conflitos interiores e o desenvolvimento da personalidade; baseia-se na crença de que o processo criativo envolvido na atividade artística é terapêutico e enriquecedor da qualidade de vida das pessoas. (MACIEL e CARNEIRO, 2012).

No setting terapêutico eu utilizo recursos transpessoais inclusive a arteterapia e recomendo o aprofundamento do conhecimento e opções de ferramentas, pois através das técnicas transpessoais e holísticas, é possível observarmos a abertura de uma nova possibilidade de expressão dos pacientes na vivência de suas dificuldades, conflitos, medos e angústias de um modo menos sofrido e mais equilibrado entre razão, emoção, intuição e sensação. 

Fale comigo?