Terapia Transpessoal Bioenergética Vivian Ignácio

Psicologia Transpessoal e a análise dos sonhos para o bem-estar físico e psicológico

No contexto da Psicologia Transpessoal não se faz uso de interpretações dos sonhos como algumas vertentes da Psicologia, mas estimula-se o sonhador a estabelecer associações livres, dar significado aos símbolos e estabelecer conexão com seus conteúdos do processo terapêutico, de seus relacionamentos, de seu ser e de suas experiências de vida.

Pontos importantes considerando a visão transpessoal

  • sonhos representam um mecanismo de liberação e elaboração de memórias e informações dos níveis mais profundos e simbólicos do inconsciente;
  • sonhos seriam mais completos do que o estado consciente, nos mostra todas as nossas facetas para que possamos estar mais integrados, preparados e realizados para a vida;
  • do ponto de vista biológico sonhar é uma forma de canalizar e realizar desejos não alcançados, o que poder gerar frustração, através da consciência sem despertar o corpo, um remanescente do dia, esse resíduo diurno é transformado num sonho pela elaboração onírica. 
  • sonho como um evento espiritual e de conexão com a intuição, inspirações ou antepassados, portal para receber mensagens do passado, presente ou futuro, sem barreiras espaço-tempo;
  • sonho pode proporcionar cura e sentimento de totalidade, plenitude; liberta energia ou possibilita a introvisão;
  • permite ao ego saudável, flexível e desperto que estabeleça uma relação com o eu mais profundo e elevado (self);
  • do ponto de vista psicológico a elaboração onírica pode ser vista novamente como a realização de um desejo, muitas vezes inacessível ou impossível.
  • uma preparação para desenvolvimento de habilidades, virtudes, talentos, atitudes e respostas para a vida durante o estado de vigília;
  • uma ponte entre estados de consciência;
  • uma porta para o universo simbólico e vasto da psique;
  • uma forma de organização psíquica e reconciliação dos opostos, e das polaridades em nós;

Podemos incluir a análise dos sonhos como ferramenta no setting terapêutico, sugerindo ao paciente/cliente que anote ou grave seus sonhos e traga para as sessões. 

Desta forma, organizando a evolução da análise, podemos primeiro focar no processo experiencial onde leva-se o paciente a experienciar as sensações e emoções, em uma releitura e aprofundamento do sonho, as quais pode ler ou relatar durante a sessão, de forma mais racional e temporal. 

Isso dá-se por meio de diversos recursos, trazidos pela Abordagem Integrativa Transpessoal (AIT), os quais fazem emergir a dimensão atemporal da psique. 

Tais recursos iniciam-se com uma sensibilização que propicia uma expansão de consciência, ou seja, vem alargar as percepções da consciência de vigília, integrando a intuição. 

A partir desse elemento, pode-se estabelecer desde um exercício de imaginação ativa, reorganização simbólica ou técnicas interativas, que promovem, dessa forma as funções psíquicas da Razão, Emoção, Intuição e Sensação (REIS), as quais trazem a dimensão transpessoal da experiência. 

O segundo ponto seria focar no aspecto que é a vertente evolutiva do Ser com enfoque na observação de que certos estados de consciência evidenciam uma percepção mais elevada da realidade, acompanhada de sentimentos de compaixão, resolução, assertividade, paz, serenidade, enfim, aspectos éticos e transformadores das situações consideradas de intenso conflito e aparentemente insolúveis.

Tendo claro esses elementos fundamentais e assegurando que todas as técnicas ou recursos verbais utilizados possam seguir as etapas transpessoais fundamentais, o processo terapêutico de orientação através dos conteúdos trazidos pelos sonhos, na abordagem da terapia transpessoal, se efetua satisfatoriamente e com êxito e  pode ser extremamente revelador e curativo para o indivíduo.

Fale comigo?